Taxa de administração x juros: aprenda a diferenciar

Compartilhe:

Entender a diferença entre a Taxa de Administração de um consórcio e os juros do financiamento é fundamental para escolher aquele que melhor atende suas necessidades do momento.

Se você já pesquisou algo sobre consórcio certamente chegou à informação de que não há juros atrelados às parcelas, mas sim taxa de administração. No entanto, é possível que tenha se confundido e acreditado que a taxa de administração é um tipo de juro, o que é não é verdade.

Pensando em esclarecer esses pontos e te explicar o que é a taxa de administração, preparamos este artigo. Acompanhe!

A definição de Juros no Financiamento

Um financiamento ocorre a partir do empréstimo de um valor por parte de um Banco ou outro tipo de Instituição Financeira para uma pessoa ou empresa. Por conta disso, costuma vir associado de juros que tendem a variar dependendo do tempo de duração do financiamento, do valor das parcelas e também da capacidade de pagamento de quem está solicitando. Em uma definição sucinta: os juros no financiamento representam o custo do dinheiro emprestado.

A definição correta de Taxa de Administração

A taxa de administração é um valor percentual à carta de crédito e diluído ao longo das parcelas do consórcio. A quantia é cobrada pelas administradoras de consórcios para abrir e gerir os grupos.

É por meio da Taxa de Administração que uma administradora de consórcios consegue manter seu funcionamento de maneira eficiente, seja contratando os profissionais necessários, investindo em tecnologia ou realizando análises de mercado para montar grupos de consórcio adequados.

Vale ressaltar que o trabalho de administração dos grupos é fundamental, afinal o consórcio é um mecanismo de autofinanciamento, portanto quando um participante deixa de pagar as mensalidades, os demais participantes podem ser prejudicados pois haverá menos saldo no fundo comum, e por consequência, menos contemplações por assembleia. Por meio de uma boa administração, é possível evitar que isso seja frequente.

Além de cobrir os custos operacionais que se dão na formação e gestão dos grupos de consórcio, a Taxa de Administração é utilizada para arcar com os custos que envolvem exigências do Banco Central, que é responsável por fiscalizar e regulamentar o consórcio.

Afinal, é melhor pagar juros ou Taxa de Administração?

Se você for pensar em termos de imediatismo talvez opte por encarar os altos juros que tendem a envolver um financiamento. Por outro lado, se você tiver disponibilidade para ter uma conquista planejada, considere fazer um consórcio. Ou seja, tudo depende das suas intenções do momento. Mas uma coisa é fato: o valor da taxa de administração é bem menos que os juros, e por conta disso, o custo total de um consórcio tende a ser menor, como mostra o comparativo abaixo:

Tabela comparativo

No exemplo acima é possível observar que um consórcio com prazo e crédito igual ao de um financiamento apresenta valores mais baixos tanto nas parcelas, quanto no custo final, que proporciona uma economia de mais de R$ 60 mil.

Agora que você já sabe que um consórcio tende a ser mais barato, e que um dos motivos disso é a diferença entre taxa de administração e juros, é hora de conferir, de maneira visual, como a taxa de administração é calculada. Nas nossas redes tem um post explicando isso, acesse pelo link abaixo:

Clique e confira o post

Todos os direitos reservados 2023 - Multimarcas Consórcios
Administrado por: - Feito pela: